Cultural

Sesc RN inicia transição para assumir Teatro Sandoval Wanderley

Em solenidade realizada no último dia (30/09), a Prefeitura Municipal do Natal anunciou a conclusão da reforma do Teatro Sandoval Wanderley e o início do processo de concessão gratuita para o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio.
A concessão de direito real de uso do imóvel tem vigência de 20 anos, podendo ser renovada, e foi regulamentada pela lei nº 7.742/2024, sancionada pelo prefeito Álvaro Dias, em 9 de setembro de 2024. De acordo com o texto da lei, cabe ao Sesc RN: Criação de exposição permanente com a história do Teatro; Garantir aos grupos teatrais locais preferência na reserva dos espaços do teatro para a realização de ensaios, de maneira gratuita; Promoção de espetáculos gratuitos ou a preços acessíveis; entre outros.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, a concessão permitirá uma nova gestão, que tem o objetivo de transformar o espaço em um polo de arte e cultura, no bairro do Alecrim. Ele ressalta que o Sesc RN pretende respeitar a importância histórica do teatro, sobretudo, contribuindo no desenvolvimento artístico local.
“Esse teatro é fundamental para o povo de Natal e do bairro do Alecrim, um centro comercial pujante onde está o coração do comércio e também da cultura. Além disso, tem uma grande população que também vai utilizar esse equipamento. Quero parabenizar o prefeito pois este prédio ficou fechado por 15 anos e por ele ter escolhido o Sesc para administrar. O Sesc RN é dos maiores incentivadores e fomentadores da cultura potiguar e em nível nacional já administra mais de 120 teatros. Temos o compromisso de uma boa gestão e a expertise”, falou Queiroz.
O Sesc Rio Grande do Norte dispôs de R$ 1 milhão de seu orçamento de 2024, para os investimentos em equipamentos e mobiliário necessários ao funcionamento do equipamento. Foi instituída uma comissão com membros do Sesc e da Prefeitura do Natal, que, ao longo dos próximos 90 dias, atuará no processo de transferência da gestão do teatro, articulando as providências necessárias para o início da programação aberta ao público.

Fonte. Fecomércio/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×