São Paulo possui o maior número de cidades turísticas do Brasil, mas Rio de Janeiro tem a melhor infraestrutura
Férias de julho é um bom momento para viajar, mas muita gente pode se frustrar com os custos de viagens para destinos mais distantes. Porém, quem pesquisar pode encontrar opções viáveis, próximas e com curtos deslocamentos, com gastos mais controlados. Neste cenário, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina despontam como os estados com melhor estrutura para o turismo, segundo análise de big data realizada pela Nova Vida TI, empresa especializada na mineração e organização de grandes volumes de dados.
São Paulo, por exemplo, é o estado brasileiro com o maior número de cidades turísticas no Brasil, segundo o levantamento. São 178 destinos turísticos no estado, o que representa 13% do total de municípios turísticos no Brasil. O número é três vezes maior do que o do Estado do Rio de Janeiro, que tem 51 cidades nessas condições, representando um índice de 4% do total registrado no país.
Porém, a estrutura do Rio de Janeiro para receber turistas é a mais eficiente do país, de acordo com a pesquisa. A Nova Vida TI criou um ranking que aponta alguns indicadores fundamentais para a boa recepção de turistas nos estados. São eles: a rede de transporte, alojamentos, atividades culturais, patrimônio cultural e atividades de recreação e lazer.
Os indicadores nos dois estados são semelhantes, mas o quesito atividades culturais faz a balança pender para o lado dos fluminenses. A análise de big data apontou que o Rio de Janeiro oferece 13.465 atrações, enquanto São Paulo registra 5.720. Essa oscilação maior é determinante para que os fluminenses fiquem no topo do ranking.
“Na comparação entre os dois estados, percebemos que há um equilíbrio na estrutura, embora o número de cidades turísticas paulistas seja mais de três vezes maior. Mesmo assim, o Rio de Janeiro tem uma estrutura mais eficiente para receber turistas, com destaque para as atividades culturais. Isso nos leva a crer que os dois estados estejam entre as primeiras opções de quem quer viajar nas férias escolares de julho”, explica o sócio diretor da Nova Vida TI, Felipe Caldas.
A análise de Big Data mostra ainda como Santa Catarina se posiciona bem nos dois rankings apresentados. Em relação aos destinos turísticos, o estado fica na segunda posição, com 139 cidades turísticas, o que representa 10% das localidades do Brasil. Já quando se fala em estrutura, os catarinenses ficam em quarto no ranking geral, logo atrás do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
“Esses dados chamam muita atenção, porque reforçam o posicionamento de Santa Catarina como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Se pensarmos no tamanho do estado e compararmos o número de municípios e população com os três maiores estados do sudeste, é um posicionamento importante”, afirma Henrique Abreu, sócio diretor da Nova Vida TI.
O Sul do Brasil é uma das regiões mais procuradas pelo turismo na América do Sul, mas o Paraná não tem a força dos estados vizinhos. É o estado com o menor número de cidades turísticas no Brasil, com nove localidades, o que representa 1% do total. Em relação a estrutura oferecida aos turistas, o Paraná avança um pouco mais no ranking, passando a ocupar a 22ª posição.
“É interessante essa análise, porque o Paraná está exatamente entre os dois estados com maiores destinos turísticos do Brasil, faz fronteira com Argentina e Paraguai e tem uma faixa litorânea extensa. Além de ser um estado com alto poder aquisitivo, industrializado e responsável por uma economia importante. Mas o turismo não é o ponto forte dos paranaenses”, revela Felipe Caldas.
Sobre a Nova Vida TI
Fundada há sete anos pelos empreendedores Felipe Caldas, Henrique Abreu e Álvaro Koji, a Nova Vida está atraindo a atenção de grandes empresas por sua capacidade em coletar e analisar dados consistentes que contribuem para a identificação de oportunidades de crescimento e otimização de resultados. São mais de 1.500 fontes de dados públicos analisadas. Isso permite a construção de um datalake complexo e rico de informações que geram insights em muitos segmentos, com a adoção de métodos científicos e inteligência artificial. Entre os clientes da Nova Vida TI, estão grandes marcas como Safra, Banco Mercantil, C&A, entre outras.
Divulgação: NR-7 Comunicação
GPHR News