Arte & Turismo

Rio de janeiro é nomeada como cenário cinematográfico

O Rio de Janeiro, que já foi cenário de filmes hollywoodianos, como Saga Crepúsculo, Velozes e Furiosos e O Incrível Hulk, quer atrair mais produções internacionais e continuar sendo seu principal cartão de visita mundo afora através das telas de cinema. Com esse objetivo, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) fechou um acordo de cooperação com a RioFilme – por meio da Rio Film Commission. A assinatura do termo foi realizada na tarde desta segunda-feira (10) na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), sede do RioMarket, área de negócios do Festival do Rio.
O Rio CVB vai facilitar todos os trâmites no momento da contratação de uma produção, além de fornecer material de divulgação da cidade, como vídeos e showcases, facilitar contatos com fornecedores locais e acompanhar eventuais visitas técnicas. A diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner, destacou que a entidade possui grande experiência na atração de grandes eventos para a cidade e deseja agora ampliar sua atuação com o objetivo de propagar para um público ainda mais amplo a imagem da cidade.
“Além de fomentar a economia da cidade, ter mais produções sendo realizadas aqui é fazer desses filmes um cartão de visita da nossa cidade para o mundo todo. A gente precisa fazer com que o Rio de Janeiro volte a estar na moda, enaltecendo toda beleza e potencial da cidade. Tenho certeza que no próximo ano estaremos reunidos novamente para celebrar as conquistas desse termo que estamos assinando hoje. E falo com tranquilidade porque já estamos em negociação com um reality de produção alemã que tem interesse em filmar aqui”, afirmou Roberta.
Diretor de Investimento da RioFilme, Maurício Hirata, comentou que a parceria promete ser muito interessante para a indústria do audiovisual e também para a indústria do turismo, em especial pelo mundo estar passando por um contexto inédito na produção audiovisual.
“Nunca houve tanto investimento privado em produção audiovisual no Brasil, impulsionado pela entrada dos streamings, e o Rio de Janeiro precisa ter um protagonismo nesse cenário. O audiovisual tem um papel fundamental em divulgar a imagem da cidade no exterior e essa presença do Rio de Janeiro no imaginário dos turistas em todo o mundo é o que os atrai, gerando consequentemente recursos para a cidade. O contrário também é verdade, quanto mais a cidade se fizer presente no imaginário dos turistas, mais produções são atraídas para a cidade”, declarou Hirata.
O Secretário de Turismo do município, Antônio Mariano, participou do evento de assinatura. “É uma honra estar em um grupo de pessoas apaixonadas pelo Rio e contribuindo para gerar uma cidade melhor e mais desenvolvida. A relação entre turismo e audiovisual é muito próxima, quem nunca fez uma viagem e incluiu no roteiro visitar determinadas locações de um filme? Isso sem dúvidas gira a roda da economia”, pontuou.

Diário do Turismo com agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×