Inovação e turismo responsável encerram programação da Conferência Green Destinations Latinoamérica
Na última quarta-feira, 18/06, o Green Destinations Latinoamérica 2025 encerrou o seu segundo dia de atividades no auditório do Hotel Barreira Roxa. Na pauta, cidades com histórias inspiradoras, inovação e turismo responsável integraram a programação do evento para um publico de 200 pessoas entre especialistas, gestores públicos e empresários do segmento.
Sorriso da Ostra
O município de Tibau do Sul, onde fica a conhecida Praia da Pipa, chamou atenção do mundo por uma iniciativa sustentável na produção de ostras, a ostreicultura.
A história “O Sorriso da Ostra”, sobre o cultivo e a comercialização de ostras orgânicas em ambiente natural pela associação AproOstras (Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte) conquistou, em 2024, o primeiro lugar na categoria “Comunidade próspera” do Green Destinations Story Awards, prêmio que contempla os 100 destinos mais sustentáveis do planeta.
Rafael Amaro, presidente da AproOstras, relatou que a iniciativa conseguiu reduzir o impacto ambiental do extrativismo da espécie. “O trabalho da criação e produção de ostras sustentáveis possibilitou, para os bancos naturais, voltarem a ter ostras novamente. Isso nos ensinou que trabalhar com sustentabilidade é a melhor opção para que a gente desenvolva mais o nosso trabalho”, disse.
Programa Destinos
No painel “Inovação, Sustentabilidade e Turismo” o gerente de Desenvolvimento Local do Senac RN, Marcelo Milito, apresentou o programa Destinos. Realizado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, a iniciativa visa desenvolver destinos turísticos sustentáveis, alinhados aos padrões internacionais, com base nos critérios da Green Destinations e Global Sustainable Tourism Council (GSTC).
“Com esse programa, vamos priorizar o impacto ambiental e social dos destinos turísticos, além de certificações globais. Nosso público-alvo serão municípios, empresas do setor turístico e stakeholders comprometidos com a sustentabilidade”, explicou Milito.
A abordagem do programa será realizada por módulos, permitindo adaptação às necessidades locais e certificação internacional como elemento integrado da ações, garantindo visibilidade e compromisso das localidades com o desenvolvimento sustentável.
Premiação
O Restaurante Sesc Mossoró, na região Oeste, foi premiado pela instituição Green Destinations com o Good Travel Seal, na categoria Ouro. Este reconhecimento atesta o compromisso do restaurante com a gestão ambiental, responsabilidade social, e saúde e segurança das refeições e de seus espaços, solidificando sua posição como um exemplo de excelência em empreendimento sustentável.
O restaurante alcançou a nota máxima em diversos quesitos, demonstrando excelência em áreas como oferta responsável, alimentação nutritiva e balanceada, alem de ofertar ilha exclusiva para a “Linha Leve”.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, expressou sua satisfação e orgulho pelo reconhecimento alcançado: “Este prêmio reflete o compromisso de longa data do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, com a sustentabilidade e a excelência em todas as áreas de nosso restaurante.
Fonte. Fecomércio/RN