Natal Convention & Visitors Bureau movimenta quase R$ 1 bi em 2024
Atualmente, o NCVB contabiliza 32 eventos de grande porte já programados para ocorrer a partir de março, além de eventos menores promovidos por seus mantenedores, especialmente em hotéis e espaços privados. A estrutura da cidade tem sido uma aliada estratégica. O Centro de Convenções de Natal fica à beira-mar, de frente para a principal rede hoteleira da capital e próximo a polos gastronômicos e comerciais.
De acordo com Sylvia Serejo, presidente do Conselho Curador, essa diversidade fortalece os debates estratégicos e as decisões da entidade. “Para além de ser um órgão deliberativo e guardião do estatuto, o Conselho tem uma visão plural que ele oportuniza a cada debate nas assembleias. É um trabalho silencioso e que é invisível para a imensa maioria da população, porque é de entidade para entidade, como as sociedades médicas, por exemplo,”, explica.
Como parte das comemorações pelos 25 anos de atuação, o NCVB deu início a um calendário especial de eventos no último dia 20 de março, com a realização do seminário técnico “Qualidade em Eventos”. Voltado para empresas do setor e estudantes, o encontro abordou temas centrais do segmento MICE, como normas, acessibilidade, comunicação e sustentabilidade, e marcou a abertura oficial das celebrações da entidade.
A programação segue nesta quarta-feira (26), com um jantar comemorativo que homenageará ex-presidentes de conselho, ex-dirigentes, ex-colaboradores, parceiros e personalidades que contribuíram para a trajetória da fundação ao longo das últimas duas décadas e meia. Outras homenagens institucionais também estão previstas: no dia 9 de abril, na Câmara Municipal de Natal, e no dia 14 de abril, na Assembleia Legislativa do RN.
Trade turístico comemora 25 anos do NCVB
Impactando diretamente em diversos setores associados, o marco dos 25 anos do Natal Convention & Visitors Bureau é celebrado por diversos representantes do turismo. Para Marina Marinho, secretária de Turismo do RN, ao longo dessas duas décadas e meia, o Natal Convention Bureau tem sido um grande aliado no fortalecimento do turismo de eventos e negócios na capital potiguar.
“A captação de congressos, feiras e encontros não só movimenta a economia local, gerando empregos e oportunidades, mas também posiciona Natal como um destino competitivo no cenário nacional e internacional. O trabalho do NCB é fundamental para manter nosso turismo aquecido o ano inteiro, impulsionando setores como hotelaria, gastronomia e transporte”, disse a secretária da Setur-RN.
Para Sanlcair Solon, secretário municipal de Turismo de Natal, o papel do NCVB vai além da captação de eventos, pois influencia diretamente a dinamização de diversos setores da economia. “A atuação do NCVB reforça que Natal não é apenas um destino de sol e mar, mas também um lugar preparado para receber grandes eventos nacionais e internacionais, mostrando ao Brasil e ao mundo a nossa capacidade organizacional e o charme da nossa cidade. Esses 25 anos são um marco, mas também um ponto de partida para avançarmos ainda mais”, afirma.
Edmar Gadelha, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), destaca que o trabalho do NCVB tem papel estratégico na consolidação de Natal como destino competitivo no mercado nacional e internacional de eventos. “O Bureau atua como agente transformador, promovendo parcerias entre poder público, iniciativa privada e entidades como a ABIH-RN. A atuação do NCVB tem trazido mais equilíbrio para a sazonalidade característica do turismo ao longo do ano”, declara.
Para Junior Câmara, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur-RN), o reconhecimento do NCVB se justifica tanto pela sua origem quanto pelos resultados práticos. “Representando outra instituição, fomos fundadores do NCVB e, desde aquela época, acreditamos na importância dessa instituição para a captação de fluxo turístico para Natal, principalmente nos momentos de baixa estação e sem levar em consideração o nível dos visitantes, movimentando a economia mais do que o dobro dos turistas em vocações”, pontuou.
Fonte. NCVB/Tribuna do Norte.