Gastronomia Periférica: oportunidades para jovens e reforço ao turismo nacional
Em um país conhecido pela excelência da sua vasta gastronomia, empreender no Brasil pode garantir boas chances de trabalho e negócios. E o que dizer quando a oportunidade de capacitação na área chega gratuitamente a jovens de baixa renda? Esta é a proposta da Gastronomia Periférica, um projeto social de São Paulo mantido por doações, cuja importância o consagrou como vencedor da principal categoria do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019.
Além da premiação conferida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, o projeto foi contemplado com a produção de um vídeo pelo Ministério do Turismo, integrante do júri do Prêmio Braztoa. A escola do projeto, nascido em 2018 na capital paulista, combina desenvolvimento técnico e humano, de forma a conscientizar sobre o aproveitamento total de alimentos e abrir possibilidades de atuação no mercado.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, elogia o trabalho e destaca o empenho pela promoção da gastronomia nacional como importante componente da oferta turística nacional. “Ações como a da Gastronomia Periférica ajudam a evidenciar o potencial do Brasil de revelar grandes talentos. Esse trabalho se soma aos nossos esforços em promover a gastronomia nacional como uma importante indutora da atração de visitantes e da geração de emprego e renda”, comenta.
Por meio do incentivo ao empreendedorismo, a Gastronomia Periférica, idealizada pelo chef Edson Leite e a psicóloga Adélia Rodrigues, busca oferecer alternativas de mudança das realidades pessoais e coletivas dos envolvidos, permitindo minimizar aspectos de violência, criminalidade e exclusão. Os alunos têm a chance, inclusive, de estagiar em renomados restaurantes, onde participam de uma vivência prática de gastronomia e turismo.
O chef Edson Leite destaca a importância de iniciativas voltadas à capacitação profissional na área. “Quando a gente fala de empreender na área de gastronomia, sim, há uma grande oportunidade, principalmente nesse momento. Só que a gente não pode pensar em empreender sem capacitar. Então, há uma oportunidade gigantesca aí dentro da formação, dentro da gastronomia social, para que o turismo se fortaleça, inclusive na base”, observa.
O trabalho da Gastronomia Periférica se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), cujas metas incluem ações como a erradicação da pobreza e o consumo e a produção responsáveis. Atualmente, a escola do projeto, que já formou 688 alunos, também conta com um sistema de ensino a distância, possibilitando o acesso por pessoas de todo o Brasil aos cursos.
Jocimara Ribeiro, formada a partir do projeto e fundadora da Dona Jô Torteria, de São Paulo, aponta benefícios da capacitação. “Depois da Gastronomia Periférica, mudou muito a minha visão de olhar os alimentos e ver as possibilidades que eles me trariam. Muitas vezes, o alimento que é jogado fora ele é cheio de nutrientes. Foi onde a minha mente expandiu mesmo, que eu poderia empreender nesse segmento”, conta.
TURISMO GASTRONÔMICO – O desenvolvimento do setor é o propósito do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, lançado no final de março pelo MTur. Elaborada em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a iniciativa visa a garantir o aproveitamento da vocação do país na área, a partir de estratégias voltadas ao posicionamento de destinos.
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