Trade e setor público debatem desenvolvimento do turismo na 80° reunião do Conetur
O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) se reuniu na manhã desta quinta-feira, 09, no Centro de Convenções para sua 80° reunião. O Conetur é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Secretaria de Turismo, responsável por propor diretrizes e contribuir com a implementação da Política Estadual de Turismo. O conselho é composto por entidades públicas e privadas do estado.
A subsecretária de Políticas e Gestão Turística, Solange Portela, fez a abertura da reunião apresentando o novo Mapa do Turismo 2022 e falou sobre a contratação da empresa Start Consultoria Técnica, que tem como objetivo Instruir os gestores dos polos turísticos para formalização, manutenção e atuação das instâncias de governança de acordo com as diretrizes do Mtur, dotando os polos potiguares de maior autonomia administrativa.
No segundo momento, a vice-presidente do Sindetur, Decca Bolonha, apresentou informes sobre a regulamentação/portaria dos transportes 4×4, quadriciclo e UTV’s.
Na sequência, o gestor de Turismo do Sebrae, Yves Guerra, apresentou o edital Moda e Turismo – Sustentabilidade e Inovação. O projeto é uma parceria do Sebrae/RN e a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – FAPERN, e visa apoiar 50 projetos inovadores ou sustentáveis de turismo e moda focados nas regiões Oeste e Seridó.
O diretor-presidente, Bruno Reis, explanou sobre as ações já realizadas e a realizar da Emprotur no ano de 2022. E destacou também a importância dos municípios em utilizarem o Sistema de Inteligência – Sírio para identificar os perfis dos turistas de cada região.
Como último ponto da pauta, a subcoordenadora de gerenciamento costeiro do IDEMA, Rosa Pinheiro, destacou a importância da retomada do Projeto Orla no estado e as ações que estão em andamento.
Setur/RN