Ministro do Turismo participa de congresso do setor de alimentação fora do lar
O turismo gastronômico tem motivado cada vez mais viagens em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento movimenta aproximadamente US$ 150 bilhões por ano. No Brasil, o ramo responde por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB). Nesta terça-feira (09.08), em Brasília (DF), o ministro do Turismo, Carlos Brito, participou da abertura de um dos principais encontros do país para discutir desafios e perspectivas relacionadas à alimentação fora do lar.
A 34ª edição do Congresso Nacional Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) ocorre entre os dias 10 e 11 de agosto. O evento reúne empresários do setor, profissionais de bares e restaurantes, líderes políticos e empresariais, além de entusiastas da gastronomia e do turismo. Com o tema “Evolução: o amanhã já começou”, o encontro tem prevista a participação de mais de 40 palestrantes e a oferta de 20 horas de conteúdos, incluindo aulas-show com chefs renomados da gastronomia.
Segundo dados consolidados pela Abrasel, bares e restaurantes vêm recuperando vendas e lucro no país, após os impactos da pandemia de Covid-19. Em 2020, cerca de 1 milhão de negócios da área era contabilizado no Brasil, empregando diretamente 6 milhões de pessoas. Atualmente, há cerca de 1,2 milhão de negócios, sendo 85% formados por microempresas.
O segmento se mantém otimista com a recuperação. Levantamento da Abrasel junto a 1.484 estabelecimentos do país apontou que 35% dos empresários pretendem realizar contratações no segundo semestre do ano. A expectativa é de que sejam criados 100 mil novos postos de trabalho. O levantamento também mostra que, em julho, bares e restaurantes chegaram ao melhor resultado de 2022, com 37% deles registrando lucro no mês, contra 35% em junho.
MTur