Ministro do Turismo participa do Desfile de 7 de Setembro
Celebrações do aniversário da independência do Brasil também contaram com um show de sons e cores no céu de Brasília logo no primeiro minuto do dia e a entrega das obras do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP)
O Bicentenário da Independência do Brasil é celebrado em todo o país nesta quarta-feira (7). Uma das mais tradicionais marcas do feriado patriótico, o desfile de 7 de Setembro, em Brasília, voltou a ocorrer e a registrar a presença de público, após dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O ministro do Turismo, Carlos Brito, acompanhou a cerimônia ao lado dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, além de representantes de outros países e autoridades brasileiras.
A cerimônia incluiu apresentações das Forças Armadas, das Polícias Militares e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e de estudantes dos Colégios Militares e das escolas públicas do Distrito Federal. Paraquedistas militares também saltaram no céu de Brasília e entregaram a Bandeira Nacional ao Presidente da República. Uma das atrações mais aguardadas, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoou, de forma sincronizada, o céu da capital federal deixando, pela primeira vez, um rastro de fumaça com as cores da bandeira do Brasil – antes era branca.
Como parte das celebrações dos 200 anos da independência do Brasil, no primeiro minuto do dia (07/09), o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura, realizaram uma queima de fogos em verde e amarelo, embalada ao som do Hino da Independência, na Torre de TV, cartão-postal de Brasília.
Já na noite da última terça-feira (6), o ministro do Turismo esteve em São Paulo (SP) para a cerimônia de reinauguração do Museu do Ipiranga, um marco da independência do Brasil, cujas obras de restauração e modernização contaram com R$ 183 milhões aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Foram quase três anos de obras, incluindo a restauração de mais de três mil itens do acervo, reparos de arquitetura, conserto de assoalhos e pisos, instalação de elevadores e rampas de acesso, construção de um novo edifício e exposições multissensoriais.
No início da semana, Carlos Brito também havia prestigiado a abertura da Semana da Pátria, reforçando as comemorações do Bicentenário. O presidente da República e diversas autoridades participaram da cerimônia que, no domingo (4), substituiu a Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A troca é realizada uma vez por mês, em rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal (GDF).
COMEMORAÇÕES – Ao longo do ano, o governo federal, por meio de seus ministérios, em especial do Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura, promoveu um calendário especial de comemorações à data. Entre as ações estiveram, por exemplo, a abertura da Exposição do Bicentenário, no Palácio do Planalto. Um fato inédito neste ano foi a chegada do coração do primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I, transportado para Brasília no fim de agosto e que se encontra exposto no Itamaraty até hoje(8), quando retorna à Portugal.
MTur