Parceria CNC e Mtur irá impulsionar a implementação dos destinos turísticos inteligentes no Brasil
Uma proposta de acordo de cooperação técnica entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Ministério do Turismo (Mtur) irá transformar destinos turísticos brasileiros em destinos inteligentes, conectados digitalmente e alinhados aos princípios da sustentabilidade social, ambiental e econômica.
O objetivo da parceria será ampliar e melhorar a digitalização dos destinos turísticos, beneficiando-os com soluções locais e nacionais os quais irão impactar na qualidade dos serviços do poder público e das empresas de turismo, consequentemente, melhorar a experiência do turista.
A CNC, por meio dos diagnósticos do projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, irá proporcionar ao MTur a identificação das principais demandas dos destinos turísticos, elencados pelos empresários e por representantes de entidades do trade turístico, que conhecem a realidade destas regiões.
O acordo está em fase análise e deve ser assinado em novembro deste ano. Na última sexta-feira (30), em reunião no gabinete do ministro em Brasília (DF), os últimos detalhes foram discutidos entre o diretor da CNC e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, o secretário nacional de Turismo, Fábio Pinheiro, e a diretora de Inteligência de Mercado do Mtur, Nicole Facuri.
Alexandre Sampaio destacou a importância desta parceria para o desenvolvimento do turismo brasileiro, neste caminho de evolução para o universo digital.
“Mais que fomentar o entretenimento e o consumo, é preciso melhorar a qualidade da internet, para que turista possa ter uma experiência ainda melhor. E, de outro lado, o poder público, junto com os empresários, poderá implementar soluções integradas que possam contribuir com o desenvolvimento do turismo”, afirmou ele.
Fábio Pinheiro agradeceu à CNC pela parceria e destacou que a entidade irá contribuir para modernizar o turismo e capacitar os profissionais de diferentes áreas que operam no setor. “A parceria com a CNC irá ajudar o governo Federal a chegar na ponta e, acima de tudo, otimizar recursos públicos”, destacou.