1º Seminário Nacional PRT+Integrado recebe cerca de 200 interlocutores em Brasília
Representantes de estados, regiões turísticas e municípios de todo o país participaram do primeiro dia do evento, que tem como objetivo fomentar políticas públicas. Na ocasião, MTur lançou para consulta pública o e-book que receberá colaborações até o dia 7 de dezembro.
Nesta terça-feira (22.11) o Ministério do Turismo (MTur) recebeu, em sua sede, na Esplanada dos Ministérios, cerca de 200 interlocutores regionais, estaduais, presidentes das instâncias de governança regionais, para participarem do 1º Seminário Nacional do PRT+Integrado. O evento, que pela primeira vez acontece em âmbito nacional, ocorre entre ontem (22.11) e hoje (23.11) e tem como objetivo aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, buscando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo.
Neste primeiro dia, os interlocutores puderam acompanhar apresentações e painéis, que contaram com a participação de autoridades e palestrantes do MTur e dos setores turístico e cultural. Na ocasião, o Ministério lançou a consulta pública do E-book: Alinhamento Estratégico do Programa de Regionalização do Turismo.
O material é fruto de um estudo que foi elaborado por meio de um Termo de Execução Descentralizado, celebrado entre o MTur e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vai receber contribuições, por meio de um formulário on-line para ajudar a aprimorar a política pública. Interessados podem responder ao questionário até o dia 7 de dezembro de 2022. A ação é da Coordenação Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico (CGDTur) do Ministério que estará avaliando todas as contribuições apresentadas.
O E-book é composto por conteúdos voltados às diretrizes para o novo ciclo do programa, como as linhas de atuação, as ações e estratégias de implementação, o modelo de gestão, a função do PRT, os modelos referenciais das IGRs (interlocutores regionais), os temas estratégicos, e resultados desejáveis para o novo ciclo.
Neste primeiro momento do Seminário foram apresentados três painéis que desenvolveram os temas “Turismo e Esporte”, “Uso do Marketing Digital para o Fortalecimento da Regionalização”, e “Ações Desenvolvidas para o Avanço do PRT, Interlocutores Estaduais”. A ocasião também contou com a apresentação de secretários do MTur dos projetos da Pasta ao longo de 2022, bem como demonstrar as possibilidades de apoio proporcionadas pelo Ministério no desenvolvimento do setor e na geração de emprego e renda.
O quarto painel acontecerá no segundo dia do Seminário, a ser realizado nesta quarta-feira (23.11), com o tema: “Instâncias de Governanças Regionais e Casos de Sucesso. Será oportunidade de trazer resultados e casos de sucesso de instâncias de governança regionais representadas por cada macrorregião do Brasil.
PRT+INTEGRADO – O objetivo do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) é promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país, bem como a troca de conhecimentos, intercâmbio, a disseminação de informações, a inovação e o aprimoramento da comunicação com o MTur.
MTur