Conselho de Desenvolvimento Econômico apresenta nova presidência e propostas para 2023
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Parnamirim (CMDE) realizou nesta quinta-feira (9), na Sala do Empreendedor, a 1ª reunião ordinária de 2023. Na ocasião, foram apresentados os novos presidentes do CMDE, também foram retomados temas abordados em 2022 e apresentados sugestões para 2023.
Após a apresentação do novo presidente do Conselho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jarbas Filho; e do seu suplente, o empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Genilson Cruz, o primeiro assunto a ser discutido foi o projeto de reurbanização do Centro de Parnamirim e a realocação adequada dos ambulantes.
Dentro deste tema, alguns comerciantes enfatizaram a necessidade urgente de ações para organizar o trânsito de pedestres e de veículos no Centro de Parnamirim, de uma forma que favoreça também os ambulantes.
A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Planejamento e Finanças, Giovani Júnior; adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Paulo Lopes; entre outros representantes do poder público e da sociedade civil.
Também foram apresentadas diversas sugestões de pauta para as próximas reuniões, como projetos Centro de Artesanato e de profissionalização; incentivo para atrair um pólo de saúde; a retomada do Circuito Pirangi Cultural, com opções de lazer e cultura; criação de um banheiro público.
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Parnamirim (CMDE)
O CMDE, criado a partir da Lei Municipal n° 2.217/2022, é um órgão, de caráter consultivo e propositivo, vinculado à estrutura da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setude) e reúne semestralmente representantes de diversos setores das iniciativas pública e privada.
Entre as funções do conselho, estão a proposição e debate acerca do plano diretor, projetos e diretrizes, programas e estratégias, todos visando o fortalecimento da economia do município; e o estudo, avaliação e fomento de temas relativos ao desenvolvimento econômico nos setores têxtil e moda, processamento rápido de alimentos, logística e transporte, tecnologia e comércio digital, indústria gráfica e meios de comunicação, energias renováveis, artesanato local, atividade pesqueira e náutica, comércio do centro e outros bairros, segmento farmacêutico, entre outros setores.
Os estudos realizados pelo CMDE vão orientar e acompanhar as ações do poder executivo na condução de medidas que envolvem, direta ou indiretamente, o tema desenvolvimento econômico. A população também poderá participar das reuniões de forma ordeira e sem direito a voto.
ASCOM