Marcelo Queiroz defende emenda para o setor do turismo em reunião com bancada federal
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou na manhã da última segunda-feira, 02, da reunião com deputados federais e senadores para debater demandas por recursos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2025, realizada no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.
Na ocasião, ele defendeu a destinação de emendas da bancada federal do Rio Grande do Norte com foco na divulgação e promoção turística, tanto nacional quanto internacional.
Queiroz defendeu que o setor de turismo para o Rio Grande do Norte como um motor essencial de desenvolvimento econômico e geração de empregos. Atualmente, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), são mais de 67 mil pessoas que atuam neste segmento, em atividades como hospedagem, alimentação, receptivo, passeios, eventos e transporte, movimentando 8,5% do PIB estadual.
Ao todo, o Rio Grande do Norte conta com mais de 21 mil empresas ligadas ao turismo, além de 12 mil Microempreendedores individuais – MEI atuando diretamente no setor. Em Natal, capital do estado, são quase 30 mil leitos, e outros 15,7 mil nos destinos de São Miguel do Gostoso, Pipa e Tibau do Sul, uma das maiores infraestruturas hoteleiras do Nordeste brasileiro.
Apesar de todo esse potencial, nos últimos três anos, o setor potiguar vem registrando um crescimento lento, na casa dos 5% ao ano, abaixo daquele registrado na média do Nordeste 12% e de concorrentes regionais como Ceará (11%), Maceió (13%) e Pernambuco (9%).
Para o presidente da Fecomércio, a reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte é um momento estratégico para o desenvolvimento do estado. “A Fecomércio RN enxerga esse processo como essencial para fortalecer setores cruciais, a fim de que as emendas sejam aplicadas de forma a gerar benefícios duradouros, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos potiguares”, destacou.
Fonte. Fecomércio/RN