Em João Pessoa (PB), ministro Celso Sabino leva ações e programas para desenvolver o turismo e acompanha obras do Polo Turístico Cabo Branco
Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, nesta segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.
Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.
As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.
O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.
O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.
NOVO FUNGETUR – Trata-se de um instrumento de financiamento vinculado ao Ministério do Turismo que proporciona a empreendimentos privados acessar até R$ 15 milhões, com juros de até 5%, mais o INPC anual e até 5 anos de carência. Para acessar ao benefício, é necessário registro no Cadastur, que permite ao prestador de serviços turísticos atuar legalmente no setor. A inscrição é obrigatória para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ter o cadastro em caráter opcional.
Juntamente com o governador da Paraíba, João Azevêdo, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o ministro do Turismo também conferiu, de perto, o andamento das obras de construção do Polo Turístico Cabo Branco, na capital do estado.
Inserido em uma área de 654 hectares e ambientalmente sustentável, o complexo, que reúne resorts e parque aquático, está situado na maior reserva ambiental urbana de Mata Atlântica do Brasil.
O governador do estado lembrou que o empreendimento reúne investimentos de mais de R$ 2,3 bilhões, com a geração de cerca de 18 mil empregos. “Ao todo, serão 13.196 leitos contratados aqui, nesse sonho que está saindo do papel após 40 anos. E o Boulevard dos Ipês do complexo será uma grande sala de estar para a população paraibana e para os hóspedes, fortalecendo o desenvolvimento do nosso turismo. Estamos trazendo cada vez mais turistas para que a economia se movimente, gerando emprego e renda para quem mora na cidade” ressaltou.
“Vemos a Paraíba despontando no turismo. O Aeroporto de João Pessoa registrou, só no ano passado, um crescimento superior a 12% no número de passageiros. Hoje, o estado é um dos destinos mais procurados em sites especializados. Então, esse equipamento (o Polo Turístico Cabo Branco) será uma obra revolucionária para o estado”, acrescentou o ministro Sabino.
Também acompanharam a visita o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, e a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, entre outras autoridades.
Fonte. MTur