Regionalização

Riacho da Cruz é o primeiro município potiguar a concluir cadastramento no Mapa do Turismo Brasileiro

Pouco a pouco os municípios estão alimentando o sistema para o recadastramento do Mapa do Turismo brasileiro, passo fundamental para que as cidades turísticas integrem o Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo (Mtur). No Rio Grande do Norte, o município de Riacho da Cruz foi o primeiro a concluir todas as etapas de submissão do SISMapa , e já teve as informações checadas pela SETUR.
“Nosso município sempre esteve ativo, priorizando os programas e projetos turísticos que possam atrair investimentos, em benefício da nossa população. A participação no Mapa de Turismo reforça nosso compromisso com o Polo Serrano, nos impulsiona ao desenvolvimento de politicas públicas e estimula cada vez mais para que possamos buscar parcerias com os demais municípios”, afirma Jaldesmar Costa, turismólogo e Assessor de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo de Riacho da Cruz.
A secretaria tem feito um trabalho diário de sensibilização com os gestores dos municípios para que eles enviem as informações para o sistema do Mtur, mas parte dos municípios sequer ativaram a senha para acesso ao sistema. O prazo para recadastramento e adesão de novos municípios está acabando, o SISMapa segue aberto até o dia 25/02. Dos 79 municípios que hoje integram o Mapa do Turismo, apenas 21 iniciaram o preenchimento das informações no sistema. Os municípios que desejam participar do remapeamento precisam cumprir os critérios da Portaria N° 41, do Ministério do Turismo.
O mapa é o passo inicial para que o município turístico possa se alinhar as políticas públicas federais para o setor, e também fomenta a captação e promoção de investimentos para os municípios que integram a iniciativa.
Segundo informes recentes do Ministério do Turismo, as instabilidades na submissão das informações ao sistema foram sanadas, mas o Mtur orienta que o navegador Google Chrome não seja usado para o envio das informações, para evitar possíveis incompatibilidades com o SISMapa. Para maiores informações sobre o mapa, os municípios devem procurar a subcoordenadoria de Regionalização do Turismo da SETUR.
Setur/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×