Evento

II Seminário Nacional Novo Fungetur busca avançar na oferta de crédito ao setor

Promover a integração entre agentes financeiros de todo o país e subsidiar a adoção das melhores práticas de mercado na oferta de crédito a empreendedores turísticos privados. Estes são alguns dos objetivos do II Seminário Nacional Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que acontecerá na próxima quarta-feira (20.03), em Brasília (DF), organizado pelo Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

O evento, que reunirá representantes de instituições credenciadas a conceder financiamentos do Fundo, do governo federal, do Sebrae e do trade turístico, vai abordar temas como o panorama do Fungetur e as perspectivas de investimentos na área. Operada com verbas do MTur, a linha de crédito proporciona condições diferenciadas de pagamento para a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, explica que o seminário busca aperfeiçoar o suporte ao fortalecimento do setor. “No momento que o Brasil registra grandes avanços no turismo, como o aumento da chegada de visitantes estrangeiros e alta no faturamento, é fundamental trabalharmos para ampliar o acesso ao Fungetur. Isto vai se traduzir na adequada preparação do trade turístico à crescente demanda por serviços de qualidade de norte a sul do país”, aponta.

A pauta também envolverá assuntos como o papel do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), mantido pelo Sebrae, no desenvolvimento do turismo; a importância de inscrições no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) – requisito para acesso ao Fungetur – e do Mapa do Turismo Brasileiro, que orienta políticas públicas do MTur, além do apoio à preparação da COP 30 de 2025, em Belém (PA).

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, ressalta que a troca de experiências no evento favorecerá o aperfeiçoamento do Fungetur. “A ideia é fazer com que esse seminário aproxime o Fungetur ainda mais dos seus agentes financeiros e, além disso, das políticas públicas que podemos desenvolver junto àquilo que hoje é trabalhado da melhor maneira possível pelos agentes financeiros”, argumenta.

A ABDE, parceira do MTur no impulsionamento do Fungetur, é responsável por estratégias e ações para fortalecer o Sistema Nacional de Fomento (SNF). O SNF engloba Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o Brasil, como bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento de estados, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais e agências de fomento, além da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Sebrae.

FUNGETUR – Voltado preferencialmente a micro, pequenas e médias empresas e operado por 24 agentes financeiros credenciados, o Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 8,86% ao ano e até 5 anos de carência. A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.

Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições financeiras habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos. Desde que assumiu o cargo, o ministro Celso Sabino tem percorrido o país e estimulado a utilização do Fungetur pelo trade turístico. A iniciativa integra o “MTur Itinerante”, que promove a descentralização dos trabalhos do órgão e proporciona a exposição de ações e programas do Ministério em estados e municípios.

Fonte. MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×