Programa de Desenvolvimento Local

Programa DEL é case de livro lançado pelo Ministério do Turismo

O Programa de Desenvolvimento Local (DEL Turismo), desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), é um dos cases descritos no livro “Turismo Responsável: resultados que inspiram”, lançado pelo Ministério do Turismo (MTur).
A publicação, produzida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Vivejar, foi lançada na WTM Latin America, ocorrida neste mês de abril, em São Paulo. O livro está disponível de forma gratuita e traz 10 exemplos de iniciativas sustentáveis que servem de referência para o setor no Brasil.
DEL Turismo
O DEL Turismo tem o objetivo de elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local em diversos municípios do Rio Grande do Norte.
As cidades de Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso já adotaram a implantação do programa e conquistaram a certificação sustentável concedida pela Green Destinations, fundação holandesa sem fins lucrativos que promove o turismo sustentável.
Atualmente, o DEL Turismo já contemplou, ao todo, 11 municípios potiguares. O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a presença do DEL nesses municípios como fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento e reconhecimento do turismo do RN.
“São resultados que criam novos diferenciais competitivos, colaborando tanto para o desenvolvimento da atividade turística local, quanto para a visibilidade internacional desses destinos”, afirma Queiroz.
O livro “Turismo Responsável: resultados que inspiram” está disponível, gratuitamente, no formato de e-book, pelo link www.turismoresponsavel.tur.br. A publicação faz parte da Coleção Cadernos Aplicados de Turismo, do grupo de pesquisa CETES da ECA/USP.

Fonte. Fecomércio/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×