Destino Turístico

Viva o verão de Parnamirim! Estamos de braços abertos para recebê-los

Temos o maior cajueiro do mundo! Temos o mais belo litoral. Temos feirinha, artesanato, sol, mar, cultura e história! Só falta você! Em 2022, Viva o Verão de Parnamirim, o pedacinho de paraíso que não pode ficar de fora do seu guia de viagens.

Mar calmo e areia clara são os principais atrativos para um dia tranquilo e ensolarado de verão. As belezas naturais do litoral parnamirinense atraem turistas de todas as partes do país e de fora também, que podem contar com boa infraestrutura e aquele jeitinho de recepcionar que só o parnamirinense tem.

A cidade Trampolim da Vitória, como ficou conhecida após a 2ª Guerra Mundial é o terceiro maior município do Rio Grande do Norte e está localizada a 12 quilômetros de distância da capital Natal.

O município reúne vários cartões postais, conhecidos internacionalmente. É aqui que está situado o maior cajueiro do mundo, localizado na praia de Pirangi, no Litoral Sul. Parnamirim conta também com diversas opções gastronômicas e hospedagem de qualidade.

Além de belas praias, boa culinária e de lindos cartões postais, Parnamirim também é destaque no turismo mais voltado para fatos históricos. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e a aliança entre Brasil e Estados Unidos, mais precisamente em 1941, o município se tornou a base americana, identificada nos mapas como o Trampolim da Vitória. Historicamente, a Parnamirim Field como era chamada, garantiu aos EUA a conquista de diversos pontos até a derrota da Alemanha no confronto.

Esse período trouxe forte impacto na cultura e no estilo de vida do parnamirinense. Expressões de linguagem em inglês, mudanças no estilo de vestir e se comportar foram adicionados à cultura local. A Coca-Cola e o uso do jeans são alguns dos destaques.  
 
Como herança desse período, a  cidade ainda guarda em sua vocação o gosto pelos ares. É em Parnamirim que está localizado o Centro de Lançamento Barreira do Inferno, base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, o local se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte. A instalação trouxe a Parnamirim a alcunha de “Capital espacial do Brasil”. O Centro é atualmente o segundo ponto turístico mais visitado do estado, chegando a receber cerca de 100 mil visitantes por ano.

Ainda no segmento histórico e cultura, Parnamirim conta ainda com o Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) que se configura como um lugar importante para contar a história do município e do Brasil com relação à questão da Segunda Guerra Mundial. O Centro está localizado nas instalações onde funcionava o antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Principais atrativos turísticos:

Praia de Pirangi: Praia urbana, conhecida por abrigar o maior Cajueiro do mundo e os parrachos de Pirangi.

Maior cajueiro do mundo: O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30. A entrada, que custa R$8,00, pode ser paga também com cartão de crédito, débito e Pix. 

Museu da Barreira do Inferno: Apenas a parte externa está funcionando atualmente e é de livre acesso ao público. Está localizado na Rodovia RN 063 – Km 11(Rota do Sol).

Feirinha de Pium: Famosa internacionalmente pela sua grande variedade de frutas e especiarias da culinária regional é parada obrigatória para os turistas e praticantes do ciclismo que, em destino ao litoral sul, decidem dar aquela pausa para tomar uma água de coco, degustar frutas e escutar as boas histórias dos tradicionais comerciantes da região, contemplando um visual admirável em nuances admirável em nuances características da paisagem litorânea.

Centro Cultural Trampolim da Vitória: Localizado nas instalações onde funcionava o Aeroporto Augusto Severo, na Base Aérea de Natal. Funciona de quarta-feira a domingo, incluindo feriados (exceto Natal e Ano Novo), das 9h às 16h, com entrada gratuita.
 
Praia de Cotovelo: Praia urbana, que possui como valores paisagísticos falésias e arborização.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×