Na WTM, MTur promove aproximação de participantes do Experiências do Brasil Original com o mercado turístico
O Ministério do Turismo montou um espaço inteiramente dedicado ao projeto Experiências do Brasil Original (EBO) dentro da WTM Latin America 2024. O ambiente, que possibilita a exposição e realização de negócios em destinos de turismo de base comunitária, promove a aproximação do segmento com o mercado turístico nacional e internacional. A 11ª edição da WTM, principal evento de turismo da região, acontece em São Paulo entre os dias 15 e 17 de abril.
Para mostrar aos cerca de 27 mil visitantes da feira as potencialidades dos produtos estruturados em rotas turísticas, o MTur levou para o estande representantes das Comunidades Quilombolas Povoado do Moinho, em Goiás e Laranjituba e África, no Pará; e das comunidades indígenas dos Boraris, também no Pará e Raposa I, em Roraima.
A troca de informações e conhecimentos, além da exposição dos trabalhos realizados pelos locais, ajudam a dar visibilidade aos destinos, como destaca Joseana Nascimento, do Território Quilombola Laranjituba e África. “O Ministério do Turismo nos possibilitou essa oportunidade de participar e temos certeza de que isso vai fortalecer o nosso projeto. A WTM é uma porta muito grande para que nós possamos conhecer novas experiências e interligar as que realizamos na comunidade ao turismo que acontece dentro e fora do Brasil”, afirmou.
O representante da Comunidade Indígena Raposa I, Enoque Raposo, falou sobre a importância de fazer parte de um evento como a WTM. “Venho para representar minha comunidade e trouxe alguns produtos para exposição que são também produtos de turismo. Poder mostrar as artes, principalmente a valorização cultural do povo Makuxi, que eu faço parte, e estar presente neste grande evento da WTM nos dá muito orgulho”, comemorou.
O projeto Experiências do Brasil Original tem o objetivo de fortalecer o mercado turístico interno e o turismo de base comunitária, possibilitando que roteiros turísticos realizados em comunidades indígenas e quilombolas, passem a compor a oferta competitiva e inovadora de produtos e serviços turísticos do Brasil.
“O projeto Experiências do Brasil Original busca dar oportunidades de desenvolvimento econômico para essas comunidades, com a formatação de experiências turísticas geradoras de fontes alternativas de renda e trabalho. Isso contribui para a valorização da cultura, costumes e modo de vida dessas comunidades e, ainda, para a conservação da sociobiodiversidade”, destacou a coordenadora de Produção Associada ao Turismo do MTur, Anna Modesto.
O Projeto também possibilita que o turista vivencie práticas únicas e milenares, através das tradições, saberes, sabores, culturas e histórias, presentes nesses territórios.
Fonte. MTur