Turismo Responsável

Natal (RN) recebe oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do MTur

Natal (RN) foi palco nesta semana de oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do Ministério do Turismo, que busca aprimorar a gestão de orlas marítimas no país. Os encontros, que contaram com a presença de técnicos do órgão e da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), visam à elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla da capital potiguar. Também participaram representantes da Prefeitura Municipal, do setor privado e da sociedade civil.

As oficinas abordaram o diagnóstico de desafios e potenciais de três regiões da cidade: a Praia da Redinha; as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Forte e do Meio e a Praia de Ponta Negra e a Via Costeira do município. O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orienta a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, defende a união de esforços entre os vários atores envolvidos com a temática. “As orlas do país representam grandes atrativos turísticos e devem ser adequadamente trabalhadas para reforçar a atração de visitantes e investimentos. Isso inclui ouvir todos os segmentos ligados ao setor, a fim de que tenhamos um processo cada vez mais colaborativo e com importantes reflexos no desenvolvimento do turismo nacional”, aponta.

O processo colaborativo de construção do Plano de Gestão Integrada da Orla de Natal ainda vai ser tratado durante uma nova fase de oficinas do tipo promovidas no município, marcadas para o período de 05 a 08 de julho deste ano. Já no dia 22 de agosto é prevista a organização de uma audiência pública a respeito do assunto na cidade, quando haverá a aprovação do PGI e a posterior validação do texto por parte do Conselho Municipal de Turismo.

O projeto “Brasil, essa é a nossa praia!” apoia 10 cidades do país na formalização de planos de gestão integrada com vistas à adesão ao Projeto Orla do governo federal. Além de Natal, a iniciativa engloba Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Paraty (RJ), Vila Velha (ES), Cruz (CE), Barreirinhas (MA), São Sebastião (SP), Imbé (RS) e Salvador (BA). As próximas oficinas, já realizadas em Angra e Vila Velha, ocorrerão no município de Barreirinhas (MA), de 30 de maio a 03 de junho.

PROJETO ORLA – Coordenado pelos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, o projeto tem como objetivo contribuir para a aplicação de diretrizes de disciplinamento de uso e ocupação dos locais. Os planos de gestão integrada englobam ações que visam a mitigar danos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável, favorecendo a melhoria de serviços de infraestrutura e o fluxo turístico, entre outros benefícios.

MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×