Foto da Semana

A energia contagiante do Paço do Frevo, em Recife (PE)

O dia do Frevo é só amanhã quarta-feira (14.09), mas a melodia e os passos vibrantes desse Patrimônio Cultural da Humanidade já começaram a pairar por aqui. E na “Foto da Semana”, sob o olhar do fotógrafo Roberto Castro, trazemos um dos espaços que guardam um pouco da história desse ritmo: O Paço do Frevo. De tão popular, sua dança extrapolou o carnaval de Recife e Olinda e conquistou centenas de milhares de turistas ao redor do mundo, consolidando sua fama internacional.
Um passeio pelo Paço do Frevo, sobrado transformado em museu no Centro Histórico de Recife, leva o visitante a interagir com a história da dança, documentada e registrada na memória coletiva do pernambucano. Nos diversos espaços do casarão, o turista se depara com a influência do frevo na vida social e cultural de Recife e Olinda, na forma de organização e participação popular na festa e no cotidiano das pessoas.
A mescla com gêneros diversos, além da inventividade e capacidade de criar dos músicos e compositores, engrandeceram e legitimaram as múltiplas faces da reconhecida melodia. Ainda hoje, o repertório eclético das bandas de música é composto por estilos musicais variados, sob o predomínio de três modalidades: frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção.

MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×