Eventos e Feiras

A criatividade do povo brasileiro toma conta da 49ª ABAV EXPO

Na 49ª edição da ABAV Expo, que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, em Olinda (PE), o Ministério do Turismo vai levar a criatividade do povo brasileiro para mais perto dos visitantes. Além da participação do ministro do Turismo, Carlos Brito, na abertura do evento, a feira, que é a maior do mercado do turismo nacional ganhará um estande do MTur recheado com a originalidade e criatividade da nação.

No estande interativo, que mede de 360 m2 e conta com tecnologia em 3D, o visitante será convidado a vivenciar diversas experiências criativas do Brasil, podendo conhecer destinos turísticos, o trabalho de artesãos, de artistas e colocar a mão na massa nos espaços de cozinha show e oficinas criativas. Também terão atividades interativas e um bate papo sobre empreendimento no setor turístico.

É a primeira vez que o MTur leva para uma feira de turismo o tema criatividade, e não é à toa. O Brasil é reconhecido mundialmente pela sua originalidade, com cidades integrando a lista de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Quatro localidades que estão nessa lista terão representatividade na Feira: Paraty (RJ) e Belém (PA), eleitas cidade criativas para a Gastronomia; João Pessoa (PB), considerada cidade criativa para Artes e Cultura Popular; e Brasília (DF) capital do Brasil e local que leva o título de cidade criativa para o Design.

COZINHA SHOW – Cozinha aberta ao público; chefes renomados e ingredientes de um Brasil rural! Essa é a proposta trazida pelo “Cozinha Show”, uma ação do MTur que integra as atividades do Programa Nacional de Turismo Gastronômico – Gosto pelo Brasil, lançado em março de 2022, em Paraty/RJ.

No espaço gastronômico, a viagem é pelos sabores do Brasil, que são trazidos por meio de pratos preparados por chefes renomados, além de uma experiência imersiva com os sabores da culinária de Cidades Criativas da Gastronomia; a demonstração de roteiros e a utilização de ingredientes agroalimentares contemplados no Projeto Experiências do Brasil Rural. Vinhos, queijos, frutos da Amazônia e cervejas, café, cachaça, farinha de mandioca e mel estão na lista de produtos para os deliciosos preparos.

Ao todo serão seis ativações de Cozinha Show no evento, sendo duas por dia. A primeira ação, que será realizada no dia 21.09, terá o ministro do Turismo, Carlos Brito, comandando as panelas junto com os renomados chefs Leo Coalhada e Zeca Amaral, que participam das ativações de Cozinha Show desde a primeira edição da feira.

Também participação das ativações gastronômicas, os chefs Saulo Jennings (PA), Negralinda (PE) e Anna Paula Barreto (RJ). Todos têm em comum a paixão pelos ingredientes tipicamente brasileiros e o cuidado e valorização de toda a cadeia produtiva, desde o cultivo dos ingredientes à montagem do prato no restaurante.

Assim, além da preparação do prato, eles darão um verdadeiro show ao falarem sobre os ingredientes locais, os modos de fazer, a diversidade e riqueza da gastronomia do Brasil e a importância da valorização dos produtos, das comunidades locais e de todas as pessoas envolvidas. São verdadeiros embaixadores da gastronomia brasileira e porta vozes de suas regiões, fazendo a ponte entre turismo e gastronomia nacionais.

ARTESANATO – Além de criatividade, originalidade, cultura e tradição, o Ministério do Turismo proporcionará uma verdadeira imersão nas raízes do povo brasileiro, pois o visitante da Feira poderá colocar a mão na massa ao participar de oficinas criativas de artesanato, além de conhecer a história de importantes nomes da arte regional.

A arte de João Pessoa (PB) ganha espaço e chega recheando o estande com uma exposição criativa sobre a cidade. Do carnaval de Recife e suas cores brilhantes, passando por Triunfo com suas Máscaras de Caretas, pela Lagoa do Carro, também conhecida como Terra do Tapete, até o artesanato em Cascas de Mariscos, as oficinas mostrarão um pouco do trabalho manual feito por mãos habilidosas no ramo do artesanato, além de apresentar o que os destinos turísticos têm de melhor a oferecer no cenário do turismo criativo.

Conheça programação e as ações do MTur para a 49ª edição da Abav Expo:

 Cronograma Cozinha Show


21/09
15h – Experiências do Brasil Rural (Chefs Leo Coalhada e Zeca Amaral)
18h – Cidade Criativa da Gastronomia – Paraty – RJ (Chef Anna Paula Barreto)


22/09
15h – Experiências do Brasil Rural (Chef Leo Coalhada e Zeca Amaral)
18h – Culinária Paraense ( Chef Saulo Jennings )


23/09
15h – Gastronomia do Mangue – Pernambuco (Chef Negralinda)
18h – Experiências do Brasil Rural (Chef Leo Coalhada e Zeca Amaral)

Cronograma das oficinas de artesanato do MTur


21/09
14h às 15h – Recife é Sempre Carnaval: Confecção de Adereços Carnavalescos
17h às 18h – O Triunfo dos Trecas! Oficina de Máscaras de Caretas


22/09
14h às 15h – A Arte de Tecer: Confecção de Tapeçaria da Terra do Tapete
17h às 18h – Entre o Mar e a Arte: Artesanato em Conchas de Marisco


23/09
14h às 15h – Criar para Encantar: Roteiros de Turismo Criativo
17h às 18h – Empreendedoras do Turismo Criativo

MTur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×